Organização de um estande

Expor em feiras e eventos é uma ótima oportunidade de crescer seu negócio, mas não é uma tarefa fácil para quem organiza o estande. Para ajudar nessa tarefa, nossa equipe bolou 7 dicas de como organizar um estande para te ajudar nessa tarefa! 


Participar de uma feira ou evento pode trazer muitos frutos para sua empresa (divulgação de marca, serviço ou produto, coleta de leads e oportunidade de novas parcerias…). E o trabalho de organizar a feira é de grande responsabilidade, já que participar de uma feira não é nada barato, mas pode ter certeza que, se feita corretamente, é um preço que vale a pena(caso contrário não teríamos tantas empresas dispostas a pagar esse valor, não é mesmo?). 

Estandes em uma feira
Um esande movimentado é um ótimo sinal

Para ajudar nesse trabalho tão importante que é organizar um estande, nossa equipe pensou em 7 dicas para hora de planejar como será seu estande, para que sua participação seja um sucesso!

1 – Alinhe suas expectativas 

Muitas vezes a causa de uma decepção não é o resultado em si, mas um desalinhamento entre expectativa e realidade. 

Para evitar isso, tenha muito bem alinhado com a diretoria o que se espera da participação da empresa na feira, se é coleta de leads, divulgação ou lançamento de uma nova mercadoria ou serviço, vendas no local, busca de novos parceiros ou ainda presença de marca (afinal de contas, uma marca que seu cliente não conhece é uma marca que não existe).

Agora que você sabe o que se espera conseguir com a participação na feira, trabalhe a fim de atingir esses objetivos.  

2 – Localização faz a diferença

Nesse caso nem sempre você tem escolha, seja por a feira já ter vendido os melhores espaços, ou porque sua empresa já comprou o espaço.

Agora, se tiver como escolher, escolha o seu local com base em seu objetivo. Pense o que será mais efetivo.

Será que é em algum lugar com maior circulação de pessoas (normalmente sim, mas pode ser que você prefira um lugar com menos circulação para ser mais aconchegante ao seu visitante)? 

Será que é um lugar perto de seus concorrentes? Para mostrar que seu produto é superior. Normalmente você vai querer estar perto daquelas empresas relevantes para seu público. 

3 – Pense no seu público

Sempre leve em consideração(e muito) o seu público, se sua empresa tiver uma persona melhor ainda, Pense na sua jornada na feira, ele irá com a família no final de semana? Ou irá sozinho para conseguir aproveitar melhor?

Sempre tente deixar seu cliente em potencial confortável em seu estande e faça de tudo para valorizar a experiência dele. Lembre-se que ele vai ver muitos outros estandes no mesmo dia, então certifique-se de que ele irá lembrar de sua empresa mesmo após a feira acabar. 

4 – Tenha um diferencial

Diria que a dica mais importante desta lista, TENHA UM DIFERENCIAL!

O seu estande tem que se destacar dos demais, principalmente dos concorrentes. 

O diferencial pode impulsionar seus resultados, e muito, podendo ser a diferença de entre uma participação medíocre ou uma participação memorável!

Lembre-se que o público tem as mais diversas opções de estande para visitar, alguns oferecem comidas, bebidas ou brindes, mas cuidado se for fazer isso, provavelmente muitas outras empresas também farão o mesmo, e será que algo que muitos estandes oferecem realmente é um diferencial? 

Portanto, de muita atenção à qual diferencial você irá oferecer ao seu público.

5 – Treine como irá abordar seu público

Muitas vezes está tudo lindo, estande maravilhoso, feira cheia, mas seu público não está se comportando como o esperado quando abordado por sua equipe. 

Para evitar isso, treine com sua equipe como abordar o público, tente fazer de forma natural e eficiente. 

Nesta questão o diferencial e a decoração de seu estande podem ajudar muito, facilitando a abordagem do seu público. 

Portanto, mais uma vez, pense em seu visitante, se fosse você, como gostaria que sua empresa o abordasse. 

Muitas vezes facilita se você elaborar um roteiro com sua equipe, e treinar ele antes do dia da feira, para que soe de forma natural. Porém não prenda sua equipe ao roteiro, de liberdade para se adaptarem à pessoa com quem estão falando.  

6 – Chegue com antecedência 

Deixar tudo pronto para o dia da feira não é tudo, chegue antes pois muitas vezes temos imprevistos, e ter tempo para resolver esses imprevistos sem o público presente é muito melhor que ter que resolver com a feira em andamento. 

Leve coisas que podem ser úteis na hora de montar seu estande. Algumas coisas que podem ajudar na hora de resolver seu imprevisto: fita adesiva, extensões e réguas( tomadas), cola, caneta.

Você pode imaginar coisas que podem dar errado para já pensar nas soluções, assim você gasta menos tempo resolvendo o que deu errado. Cuidado para não ficar muito ansioso com isso, se tiver problema com ansiedade talvez seja melhor delegar essa função. 

7 – Busque formas inovadoras de coletar leads

Essa dica vai na mesma linha de pensamento que a 4. Ter uma forma inovadora de coletar seus leads pode fazer com que seu público esteja mais apto a entregar suas informações de contato. 

Tenha em mente que a quantidade de informação que pedir tem que estar de acordo com o que está oferecendo em troca.

Fique atento às inovações do ramo, isso pode ajudar muito na hora de pensar como fazer esta coleta de leads. 

Algumas empresas oferecem algum brinde em troca de informação, outros uma experiência diferenciada até com o uso de robótica e outras tecnologias.

Dica bônus:

Prepare-se com antecedência

Não deixe tudo para última hora! A falta de tempo pode prejudicar seu trabalho.

Algumas empresas do ramo trabalham com exclusividade, ou seja, se demorar muito para fazer seu planejamento pode ser que já não consiga contratar o que deseja. 

Outras empresas oferecem a opção de parcelamento somente até a data da feira, portanto quanto antes se planejar, menor serão as parcelas do serviço. 

Essas foram 7 dicas para ajudar você na hora de planejar seu estande para participar de sua próxima feira. 

Se esse conteúdo lhe ajudou, compartilhe com seus amigos que estão precisando dessa ajudinha para organizar o estande para feiras e eventos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *